Voltando e explicando o meu sumiço :)

2
Olá meus amores,


desculpa por demorar a postar mas foi por conta de forças maiores e tbm falta de tempo, e não vou negar tbm estava sem inspiração sobre o que escrever  :)

Bem, o motivo do meu afastamento foi por conta do meu amor que se machucou, e teve que fazer uma cirurgia no joelho, e teve que fazer uma cirurgia e ainda está no processo de reabilitação.  Ele rompeu o ligamento do joelho e teve que ficar por muito tempo sem fazer muitos esforços e até sem andar praticamente.

EXPLICAÇÕES SOBRE O ACONTECIDO :(

OS LIGAMENTOS DO JOELHO
Devido a sua localização central, o joelho é a articulação do membro inferior mais sujeita a lesões, tanto por traumas diretos quanto por forças indiretas, as chamadas torções.
Os ligamentos do joelho são as estruturas responsáveis pela sua firmeza (estabilidade), evitando movimentos exagerados. Os principais ligamentos são os dois colaterais (lateral ou “do lado de fora” e medial ou “do lado de dentro”) e os dois cruzados (anterior e posterior) .

O LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Dos quatro ligamentos, o ligamento cruzado anterior é o mais freqüentemente lesado, pois ele é responsável por evitar movimentos de “gaveta” e rotação exagerada do joelho. Desta forma, a sua rotura ocorre principalmente em esportes como futebol, basquete e voleibol, que exigem muita rotação e onde muitas vezes o pé pode ficar preso no chão e o corpo rodar sobre o joelho.
As principais vítimas dessas lesões são os chamados “atletas de final de semana”, que não tem uma musculatura adequada e não tem o hábito de fazer alongamentos, o que predispõe a uma estrutura muscular mais fraca e sobrecarrega o ligamento, que pode assim se romper.
No momento da rotura, muitas vezes a pessoa escuta um estalido, seguido de dor intensa e inchaço rápido, impossibilitando muitas vezes até mesmo andar normalmente. O indivíduo deve então ser encaminhado a um pronto-socorro, onde o médico fará uma avaliação e pedirá exames para afastar outros problemas como fraturas e para confirmar a lesão ligamentar. Também são tomadas providências para melhorar os sintomas, como administração de medicamentos e aplicação de gelo no local e algumas vezes imobilização com talas gessadas, para repouso e conforto da articulação.
Na maioria das vezes, uma lesão completa do ligamento cruzado anterior requer tratamento com cirurgia, já que o seu potencial de cicatrização por si só é quase nulo. Caso a cirurgia não seja realizada, o joelho costuma ficar frouxo e falsear (“sair do lugar”) com facilidade, impedindo a realização de esportes e causando dores e inchaço repetitivos. Após algum tempo, outras estruturas do joelho podem ser afetadas e ocorrer desgaste da articulação, levando à artrose precoce. A cirurgia normalmente não é de urgência, sendo programada após melhora da dor, da movimentação e do inchaço do joelho, o que é conseguido com sessões de fisioterapia antes da cirurgia.

TRATAMENTO DAS LESÕES DO LCA

O tratamento cirúrgico consiste na substituição do ligamento lesionado por um enxerto, que é um outro tendão retirado da própria pessoa e que vai reproduzir a mesma função do ligamento original. Atualmente, são empregados com maior freqüência o enxerto de tendão patelar ou de tendões flexores da coxa.
O grande avanço da cirurgia moderna nas lesões do ligamento cruzado anterior é o emprego da técnica da videoartroscopia, que consiste na introdução de uma lente no interior do joelho, por cortes mínimos, de aproximadamente 4 milímetros . Esta lente está conectada a uma câmera que transmite, com alta definição, toda imagem do interior do joelho para uma tela, onde o cirurgião pode identificar e tratar as lesões encontradas. A vantagem é uma cirurgia menos invasiva, resultando em maior conforto pós-operatório, menor dor e inchaço e recuperação mais rápida, com retorno mais cedo às atividades normais do cotidiano e aos esportes.
Antigamente, após a colocação do enxerto na posição ideal no interior do joelho, era necessário a utilização de um gesso, para se evitar que o enxerto saísse do lugar quando o paciente caminhava ou tentava movimentar a articulação. Nos últimos anos foram desenvolvidos materiais especiais para se prender o enxerto no local de origem do LCA original, mantendo-o firme e permitindo mobilização imediata do joelho, caminhada normal após alguns dias e uso de muletas por curto período (em média uma semana). Existem diversos tipos de materiais para fixar o enxerto, podendo ser de metal ou, mais modernamente, de material bio-absorvível, ou seja, que desaparece totalmente após um período médio de um a dois anos.
Após a cirurgia, o paciente passa por um programa completo de reabilitação na fisioterapia, para progressivamente recuperar e retornar com segurança à suas atividades esportivas.
Stacks Image 26
Mas não se preocupem que agora eu voltei e vou começar  a fazer posts novamente agora semanal, e quem sabe possa ser até diario, e tbm fazer mais vídeos de makes.


2 comentários:

kenia disse...

volta mesmo gatona, vc ta muito sumida e estamos com saudades, bjusss pra vc!!!1

Joyce Clavelario disse...

ain amiga, coitado dele deve doer mto..... :(
ve se nao some mais tanto assim.....!!!
bjoss

Postar um comentário